ERIK JØRGENSEN
ERIK JØRGENSEN

ERIK JØRGENSEN

Dinamarca

Erik Jørgensen Møbelfabrik é uma marca dinamarquesa que cria móveis icônicos com design escandinavo, como sofás, poltronas, mesas, cadeiras e mais. 

 

Erik Jørgensen era um estofador treinado. Em 1954, ele fundou uma pequena oficina na cidade dinamarquesa de Svendborg, onde sua experiência como estofador estava em alta demanda da comunidade local. Nas décadas de 1960 e 1970, desenvolveu uma pequena coleção de sofás com qualidade, artesanato e estética como prioridades máximas. Hoje, esta empresa familiar de segunda geração continua a ser conhecida pela sua alta qualidade e experiência em estofos.

 

Erik Jørgensen trabalhou com o conceituado designer Poul M. Volther nos anos 60 e com Hans J. Wegner nos anos 80. Em 1964, depois que Poul M. Volther projetou a cadeira Corona, Erik Jørgensen e Volther se encontraram em uma feira de móveis em Fredericia. Erik Jørgensen viu as qualidades únicas da cadeira Corona com sua bela expressão e detalhamento e a colocou em produção, inicialmente com uma moldura de madeira e depois com uma armação de metal.

 

Em 1988, Erik Jørgensen foi contatado por Hans J. Wegner, que projetou o Oxchair em 1960. O Oxchair é uma das cadeiras mais desafiadoras para estofar, e é exatamente por isso que Wegner veio para Erik Jørgensen. Com a sua experiência em estofos, Erik Jørgensen foi capaz de produzir a cadeira, e foi lançado em 1989 na feira internacional de móveis em Milão. Em 1960, Wegner projetou uma contraparte feminina para a Oxchair, a cadeira Queen, que entrou em produção em 2010.

 

Nos anos 80, Erik Jørgensen foi um dos primeiros a entrar no mercado corporativo. Este foi um novo mercado com um grande e excitante potencial. Em cooperação com Johannes Foersom e Peter Hiort-Lorenzen, Erik Jørgensen lançou o Rotor em 1983 e o Pipeline em 1984. Ambos foram inovadores para o seu tempo com a sua expressão e tecnologia únicas. Isso marcou o início de uma colaboração muito proveitosa com a talentosa dupla de designers, que desde então projetou uma grande variedade de móveis para Erik Jørgensen.

 

No final da década de 1990, a empresa voltou seu foco para casas particulares, e o clássico sofá EJ 315, projetado por Erik Ole Jørgensen em 1975, encontrou um público grande e receptivo. Nos anos seguintes, foram lançados muitos designs de móveis destinados ao design de interiores, incluindo o moderno sofá Delphi, projetado pelo designer suíço Hannes Wettstein.

 

Quando Erik Jørgensen faleceu em 1998, seus filhos Niels e Ole Jørgensen assumiram a empresa.

 

A partir de 2000, novas parcerias de design se tornaram uma parte importante do DNA de Erik Jørgensen, e isso continuou até hoje, com uma linha de jovens designers que inclui Louise Campbell, Tine Mouritsen, GamFratesi, Andersson & Voll e Anne Boysen.


Produtos

eurooo logo
Português